Na antiga cidade portuária de Gothenburg, na costa oeste da Suécia, se localiza "Bärande Möte", um pavilhão de vidro e concreto de Daniel Ellis Karlsson and Pauine Algeröd.
Vigas de concreto são suspensas no ar por paredes portantes de vidro, invertendo a tradicional hierarquia estrutural entre os dois materiais e permitindo vistas ininterruptas para o rio. Saiba mais sobre esse projeto e veja algumas imagens selecionadas, a seguir.
Os estudantes da Chalmers School of Architecture, Karlsson e Algeröd foram recentemente nomeados os "Concrete Designers of the Year" pela revista Betong, portal oficial da Swedish Concrete and Cementation. O prêmio, concedido anualmente, reconhece o peso, orgulho e criatividade no projeto em concreto.
"Bärande Möte" está localizado no cais de Gothenburg, atualmente em desuso e passando por uma remodelação para se tornar um destino turístico. Com belas vistas para o rio, o projeto precisava funcionar como abrigo contra os fortes ventos sem comprometer a perspectiva para a paisagem.
Uma série de encaixes nas vigas e concreto permite que estas se apoiem sobre as paredes do pavilhão, compostas por painéis de vidro laminado. Os painéis estão arranjados de modo a formar ângulos, aumentando a estabilidade e resistência, e as vigas funcionam como amarrações, deixando a estrutura ainda mais estável e pesada. Nenhum outro elemento estrutural foi usado.
Conectando o pavilhão ao seu entorno imediato, uma série de cubos de madeira que servem como assentos fazem de Bärande Möte um lugar de refúgio em um ambiente exposto às intempéries.